quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ser jovem é difícil...


Ser jovem: esperanças no futuro ou problemas?


Professor Nazareno*


Existe um ditado popular afirmando que os jovens são o futuro do país. Quando perguntaram a Nelson Rodrigues que conselho daria aos jovens, ele não pensou duas vezes: “envelheçam rapidamente”. Afinal, o que tem a dizer um jovem de 17 ou 18 anos? “Nada. São os velhos que detém a sabedoria e que podem assumir a liderança. De Gaulle era velho. Mao era velho. Chiang era velho”. Todos os grandes cientistas e pensadores que mudaram ou influenciaram a história da humanidade eram velhos. Os jovens não servem para muita coisa hoje em dia neste mundo globalizado e consumista.

Em quase todos os eventos, lá estão eles, os jovens, tentando mudar de aparência como se o Criador não tivesse acertado a receita ao fazê-los. Se tiverem cabelos encaracolados, alisam. Se tiverem cabelos lisos, encaracolam. Loiros e loiras viram morenos e morenas e vice-versa. Dão mais importância a uma simples festa do que aos estudos. O jovem de hoje quase sempre é gordo. Dizer que estes cidadãos são o futuro do país é pura bobagem e idiotice. E talvez seja por isso mesmo que eles mudam, pois que país teria futuro com governantes aloprados e desinformados?

O maior problema é que a cada ano que passa a alienação bate forte nesta faixa etária da sociedade. Diferentes dos jovens das barricadas de Paris em 1968, dos que lutaram pelo fim da Ditadura Militar no Brasil, ou dos jovens da Praça da Paz Celestial em Pequim e mesmo daqueles que se encantaram e cantaram com grupos musicais de verdade, a maioria dos jovens de hoje está dentro de shoppings centers, não participam da política, odeiam a leitura, ficam pendurados a celulares ou computadores de mão e oficializam a prostituição substituindo “o namorar pelo ficar”. Verdadeiros idiotas.

Além do mais, muitos dos jovens atuais não sabem escrever um bom texto e desconhecem completamente alguns aspectos da História do Brasil e do Mundo. São capazes de afirmar, por exemplo, que foi Drummond (Carlos Drummond de Andrade) e não Dumont (Santos Dumont) que inventou o avião. Apesar da semelhança entre os nomes em questão, só um jovem mesmo para confundir a biografia destes dois grandes brasileiros. Um jovem atual consegue afirmar que a Segunda Guerra Mundial teve como causa principal a rivalidade econômica entre a URSS e a União Européia. Isto é hilário.

O jovem precisa de lazer, descanso e também de responsabilidades com o futuro. Não necessita encarar o mundo de maneira muito séria agora, mas deve entender que ninguém será eternamente jovem. O mundo está aí para crianças, jovens, adultos e velhos, para todos se divertirem. Mas é somente nesta fase da vida que se pode poupar energias para uma vida melhor no futuro. Evitar os vícios, a religião, as drogas (religião é droga), as intrigas e começar a investir na leitura, na boa música, no lazer e principalmente na grande capacidade que têm de imitar os mais velhos e copiar-lhes a experiência de vida.


*Leciona em Porto Velho.


3 comentários:

  1. Grande Mestre!
    Nossos alunos são frutos de políticas-públicas malacabadas, para mostrar índices mentirosos quanto a qualidade do ensino no Brasil. De norte a Sul a situação é a mesma, não é merito de Rondônia alunos no ensino médio, que não passariam numa prova de 5ª série do Fundamental!!!

    Prof. Valdeci/Sociologia/JBC
    Tempos bons da escola em que o MODELO era baseado na Expulsão e Reprovação.... essa "merda" de INCLUSÃO SOCIAL, na Educação é um LIXO, nos submetem a uma tensão dentro de sala com aqueles que não querem PN com a Escola!!!

    ResponderExcluir
  2. um jovén hoje em dia pode sim ser um grande futuro brilhante para nosso sub mundo

    ResponderExcluir
  3. Ahh Eu sou uma estudante de 17 anos e concordo plenamente com todas as suas afirmações!
    O joven de hoje não esta interessado em mudar o mundo.. eles estão mais interesssados em assistir ás finais do campeonato brasileiro... o jovem é capaz de bater de frente com a policia em um campo de futebol, de perder a vida por um ideal vazio e insignificante. Mas vc acha mesmo que os jovens de hoje está interessado em brigar com policia para tentar conquistar os seus direitos? =/

    ResponderExcluir