POR: SUAMY V. LACERDA DE ABREU
Os métodos que levam ao tema proposto tiveram como marco inicial a pesquisa sobre a qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas levando cada agente do processo a apropriar-se do problema, ou seja, adquirir consciência dele, identificando a origem e como superá-lo. É claro que se trata de discussão analisada por diversos interessados da área educacional, política, do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, da Secretaria de Educação Básica do MEC e de setores da Universidade brasileira sejam federais ou privados voltados à formação para a docência.
Para estudo de caso foi escolhido o Projeto Terceirão aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. João Bento da Costa, que prioriza uma educação de qualidade para as comunidades sociais que freqüentam a escola pública visando à continuidade dos estudos em nível superior.
Após esse procedimento inicial, outros procedimentos metodológicos foram realizados como a leitura de documentos relacionados ao tema da expansão e melhoria do ensino médio; e a aplicação e observação dos resultados obtidos pelo projeto Terceirão e a realização de entrevistas com os docentes envolvidos no projeto. Foram utilizadas ainda algumas informações, colhidas nos procedimentos realizados pelo projeto Terceirão e outros projetos aplicados em outros Estados buscando construir uma discussão sobre a melhoria do ensino nas escolas públicas e a busca pela inclusão social dos alunos de baixa renda.
Para mais detalhes click no link abaixo:
http://www.4shared.com/file/127757605/78c982ec/INCLUSO_SOCIAL_PARA_CONTINUIDADE_DE__ESTUDOS__EM_NVEL_SUPERIOR.html
http://rapidshare.com/files/271564700/INCLUS_O_SOCIAL_PARA_CONTINUIDADE_DE__ESTUDOS__EM_N_VEL_SUPERIOR.pdf.html
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário