segunda-feira, 24 de agosto de 2009


Diploma Dizimista assinado por Jesus Cristo










Estou acompanhando as notícias veiculadas por toda a imprensa,
acerca do problema envolvendo a Igreja Universal e a TV Record, ao mesmo tempo em que procuro ver, também, o que eles têm a dizer, obviamente a Record, acerca do assunto, para formar uma conclusão coerente, sensata e imparcial.
Tenho observado alguns detalhes e gostaria de levar a apreciação dos amigos:
Toda a grande imprensa brasileira está falando no assunto: Jornais “Folha de São Paulo”, “O Estado de São Paulo”, “O Globo”, “Diário de São Paulo”, “Jornal do Brasil”... que são os maiores, além dos jornais de todos os Estados; revistas VEJA e ÉPOCA; televisões Rede Globo, Bandeirantes, SBT, Rede TV, Gazeta, Cultura... etc, além de inúmeras emissoras de rádios.


Internacionalmente, também, a imprensa de vários países está falando sobre o assunto.
Diante disto, não dá para entender, primeiramente, porque a Rede Record volta todos os seus mísseis apenas para revidar contra a Rede Globo. E os outros órgãos de imprensa, por que ela não fala?

É importante que todos saibam que quem disparou a denúncia, desta vez, não foi a Globo, foi a jornalista Elvira Lobato, da Folha de São Paulo, que já estava com uma espinha atravessada na garganta, há muito tempo, com a Igreja Universal, porque a referida igreja orquestrou, há algum tempo atrás, que seus fiéis entrassem com várias ações contra ela, em diversas cidades brasileiras, sob a argumentação de que se sentiam ofendidos, por uma matéria que ela havia escrito, na Folha, exigindo indenizações. A estratégia foi bolada por advogados da igreja para inviabilizar a defesa a jornalista e promover, obviamente, diversas condenações em várias partes do Brasil. Como ela poderia viajar para centenas de cidades brasileiras a fim de participar de audiências e se defender? Esperavam que ela fosse julgada à revelia em muitas.

Só que a estratégia não deu certo e em mais de oitenta ações já julgadas, até agora, a Universal perdeu todas.
A jornalista, danada da vida, continuou as suas buscas e deu no que deu agora, com o disparo destas denúncias, que chegaram ao Ministério Público, e que está dando esta confusão toda.
Na realidade, a Globo não teve nada a ver com isto.

Todavia, já que ela é imprensa também e, queiramos ou não, existe aquela rixa antiga, ela noticiou, como noticia qualquer outro escândalo, mas pretendia ficar a notícia somente no dia em que foi lançada a denúncia. Já que a Record resolveu voltar todos os seus mísseis contra ela, exclusivamente, não teve dúvidas e entrou pra valer, também, noticiando diariamente sobre o assunto.


Todo o mundo sabe que quando surge um escândalo, uma grande denúncia e aquilo que se chama de “bomba” jornalística, é absolutamente natural que os órgãos de imprensa noticiem, o que é óbvio. Inclusive a própria Record noticia, também, e não poupa ninguém, principalmente quando se trata de escândalos, por exemplo, envolvendo padres pedófilos ou quaisquer outros com o nome da igreja Católica, destinando ela espaço enorme, repetindo várias vezes em sua programação, como fez com aquele escândalo em que filmaram um padre mantendo relações homossexuais, em posição passiva.
Nessa disposição de atacar a Rede Globo, tenho observado os seguintes detalhes:

Ataque aos Evangélicos?

A TV Record insiste em afirmar e repetir que se trata de um ataque e perseguição aos Evangélicos, o que não é verdade, já que qualquer um pode ler as matérias dos jornais, das revistas, bem como ver as gravações das televisões e não consta qualquer ataque aos Evangélicos, existe um foco em cima da Igreja Universal, especificamente, o que não quer dizer que seja contra os Evangélicos.
Todo mundo sabe que existem Evangélicos maravilhosos, merecedores de respeito, admiração e consideração.




Inclusive não faz muito tempo que a Globo, durante uma semana, destinou espaço considerável no Jornal Nacional para mostrar o trabalho valioso e digno de diversas igrejas Evangélicas.
Engraçado é que quando a bispa Sonia e o seu marido Hernandez foram presos, nos Estados Unidos, pelo crime de condução de dinheiro ilegal, assim que a imprensa toda divulgou o escândalo, a igreja dela, a Renascer, também, divulgou nota alegando que era perseguição da Globo contra os Evangélicos.
Na Bahia um pastor, da própria Universal, abusou sexualmente de um jovem adolescente, de menor, o matou e queimou o seu corpo, em um crime bárbaro. Toda a imprensa local anunciou, inclusive a TV Bahia, que é afiliada da Rede Globo. Sabe o que disseram? Que era perseguição da Globo aos Evangélicos? Por incrível que pareça, o pastor hoje está solto.



Engraçado, também, é que o Pastor Silas Malafaia , um dos maiores líderes Evangélicos deste País, nome respeitável da maior de todas as igrejas Evangélicas, que é a Assembléia de Deus, três vezes maior que a Universal, conhecido no Brasil inteiro, pela televisão, também baixou o sarrafo na Universal, também condenando o uso do dinheiro dos fiéis para enriquecimento ilícito de pessoas, conforme todo mundo pode ver no Youtube.

Vejam o comentário do Pastor Silas Malafaia, que está exposto no Youtube.


http://www.youtube.com/watch?v=jEvA95VSXko

Uai, estaria ele, que é Evangélico, também perseguindo os Evangélicos?

É bom lembrar que o Brasil inteiro sabe da existência de inúmeros Evangélicos sérios, éticos, bons, decentes, corretos e que verdadeiramente têm compromissos estabelecidos com Jesus e que o escândalo, ora verificado na imprensa brasileira, não tem nada a ver com eles.

Ataque ao dízimo?

Vi, várias vezes, a Record afirmar que se trata, também, de um ataque ao dízimo, que o dízimo é bíblico e que ninguém pode atacá-lo, porque o Fiel dá de livre e espontânea vontade.


Em momento algum, em todos os jornais e revistas que tem falado sobre o assunto, inclusive na VEJA e na ÉPOCA desta semana, bem como nas reportagens da Globo eu não vi qualquer manifestação contra o dízimo. Muito pelo contrário, vi todos afirmarem que o dízimo é válido, para a manutenção da igreja, que tem suas despesas.

O que tem sido contestado, não apenas pela imprensa, mas, inclusive, por outras igrejas Evangélicas, dentre elas a Igreja Mundial, do Pastor Waldemiro Santiago, que está com um crescimento enorme (a igreja que, de fato, está tirando muita gente da Universal), é o fato da Universal retirar tudo o que os seus fiéis tem, inclusive casas, carros, jóias, bens domésticos, vale transporte, vale refeição e até cheques pré-datados, deixando pessoas na miséria, como inúmeros exemplos registrados de Norte a Sul do País. Isto não é dízimo, é exploração explícita da boa fé das pessoas.
O que todo mundo está vendo, também, é constatação da igreja Universal destinar, mensalmente, mais de 30 milhões de reais para a TV Record inflacionar o mercado da televisão, dinheiro esse que não é tributado e que é originado de ofertas dos seus fiéis. Além de tudo isto, ela destina outros milhões para pagar outros canais de televisão, porque não se conforma em ter somente a Record e compra sempre horários em vários canais, o que não é barato.




Será que é este mesmo o objetivo do dízimo?

Só uma das mansões do Edir, a que fica em Campos do Jordão, cujas imagens são veiculadas pela internet a todo instante, está avaliada em mais de 10 milhões de reais, fora os dois chiquérrimos apartamentos de Miami, na avenida mais cara daquela cidade, que eu conheço muito bem.
Não existe nem a preocupação em falar como o Edir Macedo conduz os seus pastores, em relação a FATURAR, FATURAR e FATURAR, conforme este outro vídeo que está no Youtube, onde ele repreende, seriamente, pastores e suas esposas, porque priorizaram a Evangelização e não o Faturamento. Vejam:



http://www.youtube.com/watch?v=K2Ue3e8sN3I&feature=related
Vejam agora, a situação deste homem, que confiou na Igreja Universal a cura da sua gagueira:
http://www.youtube.com/watch?v=VGLlRV_XQPA&feature=related

Gente, o que é que a Globo tem a ver com isto?

Entenda o incômodo da Globo
Que é também das outras emissoras.

Faz de conta que você é dono de uma padaria na sua rua, que vende pão e outros produtos, para uma boa freguesia do bairro.
Para fazer o pão, você tem que comprar o trigo e todos os demais produtos, pagando impostos, que não são poucos, em nosso país, onde tem uma das mais pesadas cargas tributárias do mundo.
De repente alguém monta uma outra padaria, concorrente, na mesma rua, em frente a sua, porém com um detalhe: Ela compra o trigo e os demais produtos em nome de uma igreja e, por ser em nome da igreja, não paga imposto nenhum, já que a religião é isenta.

O que vai acontecer?

Essa padaria concorrente vai poder vender o pão mais barato e vai ter dinheiro sobrando para contratar, inclusive, os melhores padeiros da cidade.

O seu negócio, que é lícito e paga os impostos, vai ser prejudicado, não é verdade?
Você gostaria de passar por uma experiência desta?
Ficaria calado, se isto acontecesse?

Pois é. É exatamente isto que está acontecendo.
O dinheiro que entra na Globo, assim como no SBT, na Bandeirantes, na Rede TV e em qualquer outra emissora, é tributado e o valor descontado em impostos é elevadíssimo. O que sobra líquido é pouco.
Já o que entra na Record, por ser proveniente de dízimos, não é tributado, porque é dinheiro de religião. Além disto, é um dinheiro inesgotável, porque vem de pessoas que não está disposta a raciocinar e que até é convencida de que estão dando para Jesus.

Que nível de inteligência deve ter um segmento de público, que recebe diploma de dizimista, (foto), assinado pelo próprio Jesus Cristo, com caneta esferográfica, como sendo o Abençoador, e acredita que foi Jesus mesmo que assinou?

A Igreja Batista não faz isto, a Presbiteriana, a Adventista, a Assembléia de Deus e nenhuma outra igreja Evangélica Histórica também não se submetem a tamanho ridículo.
Tem outra coisa:
Quando a Globo, o SBT, a Bandeirantes e outras emissoras precisam comprar câmeras e outros equipamentos, elas têm que pagar todos os impostos, inclusive impostos de importação, que são calculados em cascata, agigantando os valores dos equipamentos.

Já a Record, compra em nome da Igreja, que não paga impostos.
Respondamos, sem qualquer demagogia e sem qualquer partidarismo, para um lado ou para outro: Se você fosse o dono da Bandeirantes, da Globo ou de uma emissora qualquer, ficaria calado, diante de uma situação dessa?
É o que está acontecendo.

Alegação da Record:
A Globo está desesperada!!!!


A direção da Record orientou a todos os seus apresentadores para que, na hora de falarem sobre o assunto, iniciem dizendo que "a Rede Globo está desesperada", com medo dela.
Quem quiser que repare, toda vez que o assunto é anunciado, é dito isto.
Não tomemos partido nem de uma nem de outra, neste momento, e utilizemos linha de raciocínio, apenas.
A Record anda dizendo que está chegando à liderança e que, daqui há cinco anos, assumirá o primeiro lugar no IBOPE, entre as televisões brasileiras.

Veja aqui o quadro do IBOPE das duas emissoras, na noite desta quarta-feira, dia 19 de agosto de 2009 em dois programas, do horário nobre, o mais importante da televisão.

Jornal Nacional – Globo 36 pontos
Jornal da Record - Record 8 pontos

Novela Caminho das Índias – Globo 44 pontos
Novela Bela, a Feia - Record - 8 pontos

Isto aí é a audiência, mas questionemos outros aspectos:

Em primeiro lugar, o Brasil vê que a Rede Record não tem identidade própria, quanto a sua programação, uma vez que ela adotou o estilo de copiar a Rede Globo.
Pra que isto? Como pode uma emissora que se dispõe a ser cópia querer se dizer melhor que a original a qual copia? E ainda diz que a original é que está desesperada?

Procuraram fazer o seus cenários do jornalismo iguais aos da Globo.
Colocaram para ser seus apresentadores, ex-funcionários da Globo. Veja, na foto ao lado, o Celso Freitas e a Ana Paula Padrão, que vieram da Globo.
Para fazer as suas novelas terem audiência um pouco considerável, foram buscar atores da Globo.
Fizeram um programa no domingo a noite, parecido com o Fantástico da Globo.
Fizeram um programa de esportes, também no domingo, parecido com o Esporte Espetacular da Globo, apresentado por ex-apresentador da Globo.

Enfim, é imitação da Globo, de ponta a ponta.
Até o REC9, que é o seu estúdio de produções, ela optou por construir no Rio de Janeiro e na mesma área pertinho do PROJAC, da Globo.

Ora, por que não construiu em São Paulo, que é a cidade onde fica a sua sede?
Dizem, os mais próximos, que é para ficar bem perto dos artistas da Globo.
Mas já que ela se acha tão boa quanto a Globo, inclusive já se achando rumo à liderança, por que, então, não consegue formar um elenco no mesmo nível do da Globo?

Veja o ator Márcio Garcia (Globo), que foi levado para passar um tempo lá e agora o Rodrigo Faro (Globo) que também foi levado para lá, a fim de conduzir programas.

Uai, como poderá a cópia alcançar uma liderança, sendo melhor que o original?

Não consigo entender porque a TV Record não opta por identidade própria, não procura ter personalidade, não coloca os seus profissionais para criar e insiste em fazer as suas produções com artistas da Globo. Será possível que ela não consegue criar atores próprios, em uma escolinha própria, como a Globo tem a sua, em condições de fazer sucesso, como fazem os da Globo?

Observemos outro detalhe:
Há muito tempo ouvimos algumas pessoas, que odeiam a Globo, afirmarem que o IBOPE dela é comprado e que ela não é a líder de audiência.
Ok, coloquemo-nos, então, em absoluta imparcialidade e exercitemos, nós mesmos, a habilidade de fazer nossas próprias constatações:
Dê uma andada pelo bairro onde você mora e comece a observar, já que é possível a gente ouvir o som da televisão de muitas casas e até ver, pelas janelas, o que as pessoas mais assistem.

Observe os comentários das pessoas, no dia-a-dia, sobre novelas, por exemplo, já que o brasileiro adora falar sobre novelas, e veja sobre quais elas falam. Assistam aqueles programas das tardes da Bandeirantes, da Rede TV, da Rede Gazeta, etc... tipo Sonia Abrão, Nelson Rubens, Kátia Fonseca, Mama Bosqueta, etc... que passam a tarde inteira comentando sobre novelas e sobre artistas e veja sobre quais novelas eles comentam. Só falam nas novelas da Globo! Passe em frente às bancas de revistas, observe as capas das diversas revistas especializadas em televisão e observe quais novelas ocupam as suas capas.

Volto a perguntar: Será que a Globo estaria mesmo tão preocupada assim?

Usemos a racionalidade para outros questionamentos:

A Record diz que, nos próximos cinco anos, vai alcançar a liderança, obviamente afirmando que vai ter um crescimento de audiência, para chegar na ponta.
Tudo é possível acontecer nos próximos cinco, dez ou quinze anos. A Record, a Band, o SBT, a Gazeta... enfim, qualquer uma poderá, de repente, ter um desempenho impressionante, inclusive a nova TV do Governo Federal, que está aí formando rede. Imagine a quantidade de milhões de brasileiros, que recebem o “Bolsa Família”, que vêem o nosso Presidente como “São Lula”, que vai querer ver o canal de televisão do governo dele. Quem dá audiência é a quantidade, não é verdade?

Entretanto, questionemos, mais uma vez:
Será que o SBT vai ficar parado, não vai produzir nada e vai ficar vendo a Record ser a única a crescer, sem fazer nada? Por acaso, o Sílvio Santos é bobo? A gigantesca experiência e o dinheiro que ele também tem não valem nada?

O Sílvio já deu exemplo de que não está aí pra brincadeira, quando viu o Gugu ser retirado, a peso de ouro. Retirou, também, duas grandes estrelas da Record: a Eliana e o Roberto Justos e ainda ameaçou retirar mais gente. Não vamos muito longe, hoje mesmo ele tirou mais dois nomes de peso da Record: a atriz Bianca Rinaldi e o Heitor Martinez.

Será que a Rede Bandeirantes, apesar de ser acomodada mesmo no baixo IBOPE e da tradicional administração difícil, vai ficar também parada? A Rede TV, também, que há pouco tempo não tinha nem papel higiênico nos banheiros, mas que se recuperou, vai ficar parada?

Agora vejamos: E a Globo, gente, com toda a bagagem que tem, não vai ter mais ninguém produzindo nada? Não vai ter mais a criatividade que tem e os atores que tem? Não vai mais ter o fantástico padrão de qualidade técnica que possui e que ninguém tem conseguido imitar?

Por que estaria ela desesperada com a Record e não com o SBT?

Só mesmo pessoas muito bobas e desinformadas para acreditar numa coisa dessa, como sendo verdade. Mas, partindo do princípio que determinada emissora, segundo as pesquisas, tem o seu universo de público telespectador em um perfil de pessoas de baixa escolaridade, baixo nível cultural e intelectual, é natural que jogue esse tipo de blefe, porque certamente vai ser acreditado por muita gente.

Não estou dizendo que ninguém é santo

Vivemos no país da cultura do “jeitinho” e, queiram ou não, o povo todo adora usar esse jeitinho para conseguir as coisas. Raras são as pessoas que não apelam para isto.
Não tenho a menor dúvida de que a Globo também deu os seus jeitinhos, usou da sua influência, do mesmo jeito que a Bandeirantes também, o SBT também e a Record também. Muita gente sabe que o Edir Macedo é praticamente dono de um partido político e que tem gente DELE dentro do congresso nacional, e não é um parlamentar apenas, para resolver tudo dentro da mais poderosa casa do País, conforme os seus interesses.

Veja essas fotos aí ao lado, que são detalhes de UMA das mansões do Edir Macedo, e tire as suas conclusões.
O foco desta questão, queira ou não admitir a Record, é o desvio do dinheiro dos fiéis para fazer a Record inflacionar o mercado de televisão e para enriquecer, cada vez mais, o Edir Macedo e os seus outros bispos.
Não sejamos tão falsos humildes para achar que a riqueza e o conforto sejam pecaminosos, mas exageros, como esses, esnobação e tudo isso que se vê é uma verdadeira afronta aos seus fiéis, cuja maioria é constituída de pessoas pobres, embora esses achem que estão dando o dinheiro para Jesus, e fiquem totalmente cegos para esta realidade inquestionável.
Portanto, quem for podre que se quebre, quem tiver culpa no cartório, que pague e que sejam dispensadas as hipocrisias tão propaladas neste momento.

Para a análise de todos.

Alamar Régis Carvalho - Analista de Sistemas, Escritor e ator.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário