quinta-feira, 2 de julho de 2009

UNIR: Reitoria divulga mudanças no vestibular e cota para o ENEM

Dez por cento das 2 mil 675 vagas que a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está oferecendo nos cursos de graduação para ingresso em 2010 vão ser preenchidos por intermédio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A informação é do reitor da instituição, professor Januário Amaral, em entrevista realizada nesta quarta-feira (01), em seu gabinete, em Porto Velho, acrescentando que os 90% restantes das vagas serão preenchidos mediante a aplicação do vestibular tradicional, cujo edital será divulgado já na semana que vem.

Esta foi, segundo Januário Amaral, a forma encontrada pelos integrantes dos Conselhos Superiores da UNIR para avaliar, na prática, a proposta do Ministério da Educação (MEC) no sentido de substituir o vestibular pelo ENEM – cujas inscrições facultam a candidatos de qualquer parte do país optar por cursos em até cinco Estados.

Segundo o reitor da UNIR, como a qualidade do ensino médio é melhor nos Estados mais desenvolvidos, há o receio de que as vagas das universidades públicas das outras regiões, acentuadamente as dos cursos mais procurados dos estabelecimentos da região Norte, sejam ocupadas predominantemente por candidatos de outras unidades da Federação que favorecem a qualidade do ensino, principalmente provenientes das regiões Sul e Sudeste.

“Vamos fazer uma experiência. Vamos analisar os resultados, procurando saber, das vagas reservadas para o ENEM, quantas serão ocupadas por candidatos de outras regiões. Vamos realizar diversos estudos para saber se, na prática, as questões levantadas podem ou não se confirmar. Com base no que for concluído é que vamos posicionar a UNIR em relação ao novo ENEM. No ano seguinte, caso restem muitas dúvidas, poderemos repetir a experiência elevando o percentual de vagas para o ENEM ou, na hipótese de que tenhamos apurado um resultado conclusivo, num sentido ou no seu oposto, poderemos substituir completamente o vestibular pelo ENEM ou descartá-lo de vez”, explicou Januário Amaral.

Outras mudanças – Conforme anunciou o reitor da UNIR, serão introduzidas algumas mudanças no Vestibular 2010. A quantidade de questões da primeira fase, por exemplo, vai ser aumentada de 80 para 100. O incremento diz respeito à Língua Portuguesa e à Matemática, que passarão de 10 para 15 questões cada. Será introduzida a disciplina Estudos Regionais contendo 10 questões (cinco de Geografia e cinco de História de Rondônia). Em contrapartida, os conteúdos das provas das disciplinas História e Geografia não vão mais se ocupar de questões locais, mas somente do Brasil e do mundo. Na segunda fase, cuja duração passará de quatro para cinco horas, além da redação e das questões de História e Geografia, vão ser introduzidas questões também discursivas de Matemática e de Química.

Novos cursos – Serão implantados ainda cinco novos cursos: o de “Teatro, Artes Visuais e Música” no campus de Porto Velho (60 vagas), o de “História” em Rolim de Moura (50 vagas), de “Administração” em Vilhena (50 vagas), de “Gestão Ambiental” em Guajará Mirim (50 vagas) e o de “Engenharia de Produção” em Cacoal (50 vagas).

Indicações de leitura – Por fim, o reitor Januário Amaral anunciou que os livros indicados pela instituição para a prova de Língua Portuguesa são “A Cartomante”, de Machado de Assis (de domínio público, disponível na Internet), “Em Liberdade”, de Silviano Santiago (contemporâneo, Editora Rocco) e “Órfãos do Eldorado”, de Milton Hatoum (regional contemporâneo, editora Companhia das Letras).

Fonte: UNIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário