sábado, 14 de fevereiro de 2009

Novo recorde de alunos de escolas estaduais aprovados para a Unir

Extraído de: Governo do Estado de Rondônia - 31 de Janeiro de 2009

O ensino da rede estadual continua mostrando avanços. Pelo menos 134 alunos de três escolas da rede estadual, João Bento da Costa, Carmela Dutra e Tiradentes, todas em Porto Velho, conseguiram êxito na primeira chamada do Vestibular 2009 da Universidade Federal de Rondônia (Unir), o que é motivo de comemoração do Governo, por ver compensados os investimentos realizados nos últimos seis anos.

Do total de aprovados, um se sobressaiu entre todos os concorrentes, Lucas de Tarso, por ter conquistado o primeiro lugar no curso mais concorrido, o de segurança pública, uma das novidades deste concurso.
Das três instituições de ensino que já computaram os números, a João Bento da Costa, foi a que mais se destacou, com um total de 95 aprovados contra 82 do ano passado, enquanto a Carmela Dutra teve 20 (quatro a mais que em 2008), e a Tiradentes, 19, sendo que 10 desses não são do ensino regular da escolas. Eles participaram do projeto Pré-Vestibular, implantado há cerca de dois anos, no período noturno, para atender aos estudantes de outras escolas ou egressos da rede estadual.
A expectativa, conforme os diretores, é que o número aumente à medida que forem publicadas outras chamadas, considerando que muitos alunos fizeram a prova apenas por experiência, por não estarem cursando ainda o último ano do ensino médio. No caso da João Bento da Costa, segundo o diretor Suamy Lacerda, cerca de 15 vestibulandos estão na lista de espera. Se atingirmos os 100, teremos 440 alunos aprovados em seis anos do Projeto Terceirão, inclusive para os cursos mais corridos da Unir, observou.
Além do primeiro lugar no curso de segurança pública, a escola João Bento da Costa teve alunos aprovados para outros mais disputados, como direito (7), economia (7), biologia (6), administração (6), enfermagem (5), ciências contábeis (5), informática (5), engenharia elétrica (3), engenharia ambiental (2) e engenharia agronômica (2). Os demais foram para os cursos de licenciatura.
A direção da João Bento, que a partir deste ano só atende ao ensino médio, comemora ainda a aprovação de outros 41 alunos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), que irão receber bolsas integrais para cursarem medicina, engenharia, medicina veterinária, direito, ciências contábeis, odontologia, fisioterapia e outros cursos em instituições particulares. De 2005 até agora mais de 300 alunos da João Bento foram beneficiados por esse tipo de bolsa, seja integral ou parcial, lembrou o diretor, reforçando que o Terceirão continua crescendo e este ano conta com 29 turmas do 1º ano (16 manhã e 13 à tarde); 24 turmas do 2º ano (12 para cada turno) e 13 do 3º ano (quatro manhã e nove à tarde). Agradecemos ao apoio do Governo, por meio da secretária Marli Cahulla, que nos forneceu uma série de materiais para testes simulados, olimpíadas do conhecimento e outros eventos didático-pedagógicos que fazem parte do Terceirão, disse Suamy, ressaltando que o projeto tem como base quatro pilares, que são o apoio do Governo, compromisso dos professores, participação dos pais e o objetivo ou determinação do aluno, que depois passa a ser colaborador, repassando o conhecimento e a experiência para as turmas subseqüentes.
Entre os cursos que tiveram alunos aprovados na escola Carmela Dutra, estão informática, direito, administração, física, história, biologia, geografia e letras; já o Tiradentes teve para segurança pública (3), engenharia elétrica (2), administração (2), geografia (2), ciências contábeis (2), economia (2), direito, educação física, informática, biologia e história, um cada.

Autor: A/I SEDUC - Secretaria de Educação

Obs.: Após esta matéria ter sido publicada já se contabiliza 111 alunos da Escola João Bento aprovados na UNIR e aproximadamente 80 pelo PROUNI.

2 comentários:

  1. queremos estudar nesta escola Joao Bento da Costa em 2010 há vagas para o 1ª ano do ensino medio?meu email e nadiane_vidaloouka@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. ainda bem que eu ja estudo e pretendo estudar ano que vem e ser aprovada na unir pra mmedicina por isso vou me esforçar muito...apesar de estar com um pouquinho de dificuldade..so uns problemas de adaptaçao mais isso eu supero tenho certeza....esse colegio e otimo..

    ResponderExcluir